quarta-feira, novembro 12

PRIAPISMO

O que é?
É uma ereção persistente (mais de 4 horas), freqüentemente dolorosa, desencadeada ou não pela atividade sexual. O nome priapismo vem da mitologia grega na qual Príapo, filho de Afrodite, era conhecido pelo seu falo longo e ereto. É uma emergência urológica!
A sua ocorrencia é baixa: 1,5 casos por 100000 habitantes por ano. Em homens acima dos 40 anos, a incidência aumenta para 2,9 por 100000 habitantes por ano.

Como se desenvolve?
O priapismo pode ocorrer em qualquer idade. Na adolescência está muitas vezes associado à doenças do sangue, como a leucemia e anemia falciforme. Nas demais idades, geralmente é idiopática (sem causa específica). Nos idosos pode estar associada a neoplasias. Vários fatores estão relacionados como possíveis causadores de priapismo: abuso de álcool ou drogas, traumas genitais, doenças inflamatórias. A causa idiopática (desconhecida) é a mais freqüente. A utilização de drogas injetadas diretamente no pênis (no corpo cavernoso) a fim de provocar ereções tem aumentado a freqüência de priapismos. Dentre essas drogas, a que causa mais priapismo é a papaverina.

O que se sente?
O paciente queixa-se de uma ereção que não regride e é acompanhada geralmente de dor.

Como o médico faz o diagnóstico?
O diagnóstico é simples baseado na história do paciente. Ao exame físico, nota-se uma ereção do pênis sem a participação da glande ("cabeça" do pênis) e dos corpos esponjosos (tecido que envolve a uretra). Logo, se trata de uma ereção dos corpos cavernosos exclusivamente.

Como se trata?
Existem dois tipos de priapismo. O priapismo de baixo fluxo (venoclusivo), mais frequente. Está associado à diminuição do retorno venoso. É doloroso devido à má oxigenação do pênis. O outro tipo é o de alto fluxo (arterial), menos frequente. É indolor e geralmente causado por trauma peniano.
Através da análise do sangue coletado do pênis diretamente (gasometria dos corpos cavernosos) tem-se uma diretriz para o tratamento, que pode se constituir em:
aspiração do corpo cavernoso (drenagem)
aspiração do corpo cavernoso com injeção de drogas vasoativas (vasoconstritores)
aspiração e lavagem do corpo cavernoso
tratamento cirúrgico (a fim de criar comunicações entre o corpo cavernoso e corpo esponjoso)
Nos casos em que não há resolução do priapismo ou que este permaneceu várias horas sem tratamento, ocorre a fibrose dos corpos cavernosos com comprometimento futuro das ereções. A única solução é a prótese peniana.

Como se previne?
Como na maioria das situações o priapismo é idiopático, fica difícil a prevenção. Os pacientes que usam drogas intracavernosas para promover a ereção devem ser alertados para o risco de priapismo. Se a ereção perdurar por mais de 2-3 horas após a aplicação da droga, um serviço de emergência ou um urologista deve ser procurado. Nos casos em que o priapismo é ocasionado por drogas via oral, estas deverão ser evitadas. Para pacientes com doenças sanguíneas, a hidratação, oxigenação, alcalinização, transfusões e outras alternativas mais específicas são necessárias.

10 comentários:

negao disse...

ainda queres que teu pau fique duro o tempo todo???????
ehehehehe

Mauritius disse...

hummmm

ta nessa de dor??

acho que vou aplicar umas drogas diretamente no pau pra ver se pego essa parada!!!
vou seguir a risca todas as recomendações contrárias pra ver se pego isso antes dos 40 =p
hahahahha

Unknown disse...

Como tú axa essas bizarrices Mauro?

Tú fica digitando no google "Paus bem duros" esperando encontrar alguma diversão?

Mauritius disse...

ei zé
vê quem postou!! =p
hahahah

o negão é cultura!

negao disse...

esse jaime
"paus bem duros".... onde encontrar he???????
euheuheuehuehue

Farofa disse...

Porra negão até quem fim teus dotes pra medicina me ajudaram... Mas agora eu fiquei preocupado... tu sabe onde eu posso fazer exame para doenças do sangue, como a leucemia e anemia falciform?

Mauritius disse...

Fala sério =p

negao disse...

rpz nao sei onde faz...
vou procurar saber...
mas acho bem dificil que tenhas algo disso :P
ja era p/ ter manifestado algum sintoma

KiveBoy disse...

Pow esse negocio de "pau bem duro" em Jaime... hauhauhauah Ai negão muito educativo esse texto heim..!

Unknown disse...

Poiseh, li errado. Mas so muda o nome de Mauro pra Negão.